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Master Franquia Regional, um modelo a ser seguido

25/02/2015

A RE/MAX Brasil, maior rede de franquias imobiliárias do País, vem fortalecendo sua estratégia de estabelecer Master Franquias Regionais em todo o País. O modelo já foi implantado com sucesso pela franqueadora nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e, a partir deste ano, deverá ser estendido às regiões Norte e Centro-Oeste. “A Master Franquia Regional é um modelo de negócio no Franchising no qual o master franqueado torna-se, essencialmente, um franqueado para um determinado estado ou região”, explica Ernani Assis, VP responsável por Expansão da RE/MAX.

Normalmente, este sistema é oferecido apenas por Franqueadores de grande porte e com operações globais. “Mas é bastante comum em franqueadores de mercado imobiliário e prestação de serviços como é o caso da RE/MAX”, acrescenta.

“Dentre os papéis do master franqueado estão a expansão da rede, o treinamento, desenvolvimento e fornecimento de suporte contínuo para cada franqueado da rede em seu estado ou região”. Em troca das contribuições, o master franqueado recebe um grande percentual da taxa inicial de franquia e royalties em curso, geralmente 50%, embora exista a variação de Franqueador para Franqueador. Contratualmente, o master franqueado concorda com uma estratégia de crescimento e desenvolvimento da rede determinada pelo Franqueador, podendo também operar suas próprias unidades.

Num país continental como o Brasil, encontrar um master franqueado qualificado para expansão é um grande desafio para o Franqueador, que deve investir numa estrutura para apoiar uma estratégia de crescimento e desenvolvimento multicultural que preza pela inteligência do negócio com a “cara da região”. Ou seja, minimizando qualquer risco de ruído de comunicação ou falta de adequação do modelo de negócio com a realidade de cada mercado.

A escolha errada de um master franqueado que irá receber a metade ou mais de todas as receitas recorrentes do negócio é um grande risco para o Franqueador, razão pelo qual a seleção ser muito mais rigorosa que a tradicional escolha do franqueado. “Para o master, exige-se due dilligence legal, financeira, inovação e larga experiência em gestão de vendas, marketing e pessoas”, afirma Assis.

Após a escolha, ambos, Franqueador e master franqueado, estarão engajados e o retorno do investimento tende a ser muito mais rápido. “Afinal, o master franqueado compra um sistema comprovado e uma marca conhecida, e o franqueador usufrui da experiência e relacionamento do master. Este negócio é mais do que um contrato. Exige uma verdadeira parceria”, reforça o executivo.

A Master Franquia Regional, segundo ele, não é para principiantes. “Ela requer um capital significativo, não apenas para a licença de franquia, mas também para o lançamento de uma marca em um novo estado ou região. No entanto, para o master franqueado de sucesso, as recompensas também são maiores. O resultado vem com o cumprimento das responsabilidades de cada uma das partes”, finaliza Assis.

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Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Vera Santiago – [email protected] – (11) 5090-3016
Jacqueline Miranda – [email protected] – (11) 5090-3036

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