Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Investimento em franquias é crescente, mas requer atenção

24/07/2014

Jornal do Commercio – PE – 20/07 – Emídia Felipe

A publicitária recifense Manoela Brasil, 28 anos, quer montar o primeiro negócio. Algo que una um bom investimento ao seu foco em qualidade de vida e bem-estar.

O mundo das franquias está entre as suas prioridades: com modelos já formatados e suporte de gestão, o segmento oferece segurança para os investidores. Tanto que cresce sem tropeços desde 2002. Somente em 2013, R$ 115,58 bilhões circularam entre franqueados e franqueadores no Brasil.

No mês passado, Manoela estava entre um dos mais de 60 mil visitantes da ABF Expo, evento promovido pela Associação Brasileira de Franchising, em São Paulo, para mostrar as oportunidades no setor.

“O franchising nada mais é que transferência de know-how, resume o presidente da Cia. de Franchising”, Marcos Nascimento. Ele explica que o franqueado recebe o conhecimento e replica em seu negócio, buscando excelência na gestão. É como um sócio. Se o franqueado não prosperar, a empresa não prospera.

Depois de decidir colocar uma franquia entre as opções na hora de empreender, Manoela buscou informações no Sebrae Pernambuco e começou a levantar informações sobre as marcas que têm lhe interessado, como a Bionatus, criada pela Cia. de Franchising como canal de vendas da indústria Bionatus.

Para garantir o sucesso e um pedaço desse bolo, ou pelo menos diminuir significativamente a margem de erro, é preciso estar atento desde a fase da pesquisa pela franquia ideal.

Os especialistas indicam que, assim como Manoela, todo candidato a franqueado deve analisar bem o que quer e pesquisar muito. Diretora da consultoria Vecchi Ancona, Ana Vecchi reforça que o retorno do franchising é muito bom para quem faz escolhas conscientes e se dedica. “Não tem mágica nem glamour”, alerta.

É um negócio em que o franqueador cresce com o recurso do investidor, que se torna o gestor local da marca e precisa cuidar de tudo.

A advogada Marina Bechtejew, da KBM Advogados, acrescenta que entre os erros mais comuns de franqueados novatos estão a falta de atenção à Circular de Oferta da Franquia (COF) e ao contrato. “Também ocorre com frequência o investidor não analisar corretamente o contrato de locação do imóvel e não conferir devidamente a carga tributária que incidirá na operação”, completa Marina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS