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Gestão de franquias tem características próprias

27/11/2014

Jornal do Commercio (RJ) – 18/11 – Redação

Modelo de administração apresenta diferenças para os negócios 'tradicionais'; principal delas é a concentração de procura por lojas em setores como os restaurantes e fast food.

Uma franquia pode ser o caminho mais seguro de um novo empresário rumo ao sucesso. Contudo, especialmente entre quem não tem experiência na gestão de negócios, é preciso ficar de olho em uma série de aspectos onde a gestão de franquias nem sempre é igual ao setor empresarial convencional. Ter em mente de que um modelo de franquia não significa que todo o trabalho está pronto pode ser o fator divisor de águas entre um negócio de sucesso, ou um fracasso retumbante.

Integrante do Conselho Empresarial de Franquias da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o advogado David Nigri ressalta ainda que um estudo minucioso ajuda a planejar os investimentos e projetar os resultados a médio e longo prazo. "Ao encontrar o ponto de equilíbrio operacional que garante um retorno cuja receita é acima é da despesa, o empresário precisa procurar diversas empresas como contabilidade, até estudar o seu mercado de atuação e decidir entre ampliar a rede própria ou tornar-se uma rede de franquias", explica.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, 92,4% das 2.703 redes em operação no país, são genuinamente brasileiras, um aumento de 11,4% em relação a 2012.0 Brasil ocupa a terceira colocação mundial, atrás apenas da China e Coréia da Sul com faturamento de R$ 115 bilhões, gerando mais de um milhão de empregos diretos no mercado de franquias. O crescimento exponencial do setor no Brasil deve ser analisado com cuidado. Especialistas alertam sobre o risco de superexploração de alguns nichos. A procura por franquias tem se concentrado em alguns setores. Segundo a pesquisa Perfil do Candidato à Franquia Brasil, realizada pela consultoria Rizzo Franchi, mais da metade (53%) dos interessados em abrir uma franquia devem escolher restaurantes e lanchonetes. O segundo setor mais procurado deve ser o de vestuário, com 26%.

Favorito em 29,98% dos formulários, o segmento de fast food é a menina dos olhos dos interessados em se tornar empresários. Ele passou de 13.643 unidades franqueadas em 2013 para 15.118 unidades nos primeiros seis meses de 2014.O setor ainda gerou mais de 174 mil empregos diretos no período e alcançou mais de R$ 10 bilhões de receita. A chamada alimentação especializada teve um crescimento de 710 unidades franqueadas no primeiro semestre deste ano chegando a 11.771 lojas. O segmento gerou mais de 237 mil empregos e alcançou receita de R$ 33 bilhões no semestre passado.

Neste caso, o caminho é encontrar diferenciais ou nichos pouco explorados para fugir da supercompetição. No setor de franchising desde 2012, o Espetto Carioca abriu 15 unidades, e prepara sua internacionalização, nos EUA e em Portugal. "É um mercado que se consolida e atrai novos consumidores a cada dia. Com um leque de opções que atendem até mesmo os consumidores mais ligados à uma alimentação saudável", conta um dos fundadores da empresa, Leandro Souza. "O Esperto Carioca investiu em mais produtos nos espetos da linha vegetariana e assim atendemos um público que, teoricamente, poderia ter restrição. Hoje temos em nossas unidades pessoas que vivem o mundo fitness", comemora.

Outra estratégia é manter-se de olho na mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros. A adoção de produtos antes pouco comuns por aqui, pode render oportunidades vantajosas.

Uma das pioneiras no franqueamento de alimentos congelados, a Telu se fortalece no mercado seguindo justamente essa estratégia. "A Telu Congelados aproveita o crescimento na ordem de 120% desde 2009 para agregar produtos que também seguem em crescimento no país", conta o executivo da empresa, e franqueado Rafael Al vim, que destaca dois produtos que vem se sobressaindo. "O setor de azeites cresceu 190% na última década segundo o Conselho Oleícola Internacional. E as cervejas artesanais no país teve alta de 50% em relação aos últimos dois anos no que diz respeito ao número de marcas. Então a Telu segue as tendências de mercado para um público de 7 milhões de consumidores que também priorizam a conveniência", diz Alvim.

O mercado de alimentação saudável é o terceiro colocado da pesquisa da consultoria Rizzo Franchi, e foi lembrado por 22,82% dos empreendedores. Segundo a Euromonitor Consultoria, o nicho de alimentos saudáveis/congelados deve atingir um faturamento de US$ 35,2 bilhões no Brasil este ano, crescimento em relação ao ano passado de 14,7%.

Outro setor que vem atraindo a atenção dos franqueados é o do vestuário. Por lá também vale a máxima de: fazer diferente para conquistar mais espaço. O caminho encontrado pela marca feminina Fundição Filomena foi dar total liberdade para a consumidora customizar sua própria roupa. "O cliente formula seu produto de acordo com suas preferências, costumes, hábitos, cultura e estilo. As oportunidades de montagem são tantas que fica quase impossível do consumidor final não harmonizar seu produto de acordo com suas escolhas", conta a sócia da marca, Rita Mascarenhas. "Conseguirmos crescer três vezes mais que a época que vendíamos no atacado", conta.

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