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Franquias têm protocolo internacional e avaliam emissão de gás efeito estufa

26/03/2014

Jornal DCI – 24/03 – Camila Abud 
 
Com a perspectiva de ter escolas sustentáveis, o Grupo Multi maior holding de franquias de ensino de idiomas e profissionalizantes do País é um dos exemplos no setor de franquias de empresas atentas ao novo cenário brasileiro. A busca por uma cultura de gestão de negócios mais em linha com a de outros países muitos já têm um número expressivo de empresas que investem em soluções sustentáveis -, a empresa faz parte do projeto Franchising de Baixo Carbono, amplamente divulgado pela entidade que representa o segmento.
 
Desenvolvido em parceria com o Instituto Sócio Ambiental, a ação visa compensar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) emitidos através do funcionamento das escolas. É um caso claro de franquia atenta a uma oportunidade de educação ambiental para franqueados e alunos, como destacou ao DCI o diretor de sustentabilidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cláudio Tieghi. O especialista no assunto ressalta que iniciativas no Brasil e no mundo visam a multiplicar as práticas responsáveis, mas é preciso atenção e um espírito colaborativo nesse sentido. "Muito do gasto da energia elétrica vem de mau uso, de desperdício, de equipamentos com menor eficiência. Temos de, nesse eixo tentar, orientar o pequeno empresário do varejo maneiras para equilibrar isso, considerando também a economia para os negócios.

De acordo com o diretor da ABF, o foco é capacitar o setor, de modo a contribuir para que os franqueado possam mensurar e administrar o seu consumo, de modo a adotar práticas sustentáveis. "Esse é outro elemento ligado ao DNA do setor, o de mudanças para impactar toda a rede. Assim, no caso do programa franchising de baixo carbono orientamos as redes a estabelecerem critérios em seus manuais, já considerando a sustentabilidade. Quando a franqueadora já formata o seu tipo de ação fica tudo mais fácil para ser adotado em cadeia", afirmou Tieghi.

Com relação ao Grupo Multi, o executivo da associação lembrou que a rede tem em seu manual diretrizes de como facilitar a circulação de ar e reduzir o uso do ar condicionado, além de aproveitar luz natural. "Uma série de ações que podem ser adotadas no ponto de venda e pautam toda a rede. De médio a longo prazo é possível, aliás, analisar os ganhos".
 
Outros exemplos com medidas sustentáveis são de gigantes como Natura, O Boticário, McDonald´s, além da Megamatte. Muitas com produtos ou modelos de lojas sustentáveis. Olhando o mercado europeu, a Megamatte, por exemplo, viu que aderir ao "comércio justo" era o caminho. Assim, a empresa exige dos fornecedores a proibição de trabalho infantil ou escravo e impactos ambientais mínimos.
 

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