Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Bem mais que o País

28/01/2015

Jornal do Commercio (RJ) – Naira Sales – 22/01
 
Franchising mantém sua tradição de ignorar os resultados ruins da economia brasileira e espera faturar até 9% mais em 2015; aberturas devem crescer até 10%
 
A indústria do franchising espera um aumento entre 7,5% e 9% no faturamento do setor este ano em comparação com 2014.0 mercado também projeta abrir 10% mais lojas. O otimismo vem dos números do terceiro trimestre do ano passado. Segundo a pesquisa trimestral do segmento, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que o desempenho de julho a setembro foi 9,3% maior que o mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa, 69% das redes ampliaram o faturamento na comparação entre o 3º e o 2º trimestre de 2014.

Desempenho
 
De acordo com a presidente da entidade, Cristina Franco, apesar da melhora de cenário após um segundo trimestre fraco, o momento requer atenção. "O franchising no Brasil é de fato uma indústria madura e que tem sua força, mas está inserida na economia e sofre os efeitos do baixo crescimento do País. Sabemos que a expectativa para 2015 é de um ano de dificuldades. Portanto, mantemos a recomendação de cautela aos empresários do setor, de cuidado na gestão de suas operações, para que possamos nos manter em uma trajetória de desenvolvimento sustentável", afirma.

Segundo o presidente da ABF no Rio de Janeiro, Beto Filho, as franquias brasileiras vêm ano a ano apresentado um vigor diferenciado há mais de uma década. "A profissionalização, atendimento, boas praticas de mercado e principalmente a grande aceitação e reconhecimento do consumidor garantem o expressivo crescimento do setor", afirma Filho.

Desafios
 
Na visão de Filho, o cenário econômico brasileiro mudou, e franqueadores e franqueados acompanham de forma profissional e acadêmica os movimentos da economia brasileira e mundial, com isso sempre está atento as mudanças. "O atual momento de consolidação, ajustes e investimentos em produtividade. Existe uma máxima factual, o franchising é o último a entrar em crise e o primeiro a sair", comenta.

De acordo com o diretor e idealizador da rede Seletti Culinária Saudável, Luís Felipe Campos, este ano será melhor que ano passado. "Acredito que será positivo pelo segmento de alimentação fora de casa estar em crescimento e pelo valor de ticket médio. Esses fatores tendem a colaborar bastante para ótimas perspectivas", analisa.

Aberturas
 
Segundo Campos, a empresa teve um bom último trimestre ano passado. "Mas, se compararmos as mesmas lojas da rede vamos verificar que praticamente empataram no número de clientes atendidos", diz Campos. Ainda segundo ele, a expectativa da rede é abrir 10 lojas, totalizando 15 operações, em 2015. "Foco principal no Nordeste, Centro-Oeste e Rio de Janeiro", conta.
 
Segundo o presidente da Ortoplan, rede de franquias de odontologia do Mercosul, Faisal Ismail, o setor de franchising no segmento Saúde, Odontologia reúne, hoje, mais de mil unidades em atividade no Brasil. "O ano de 2015 promete um crescimento muito acentuado. No caso da Ortoplan, a estimativa é chegar a 200 unidades até 2016, buscando uma participação de mercado importante. A meta é que até 2016 estejamos na liderança do setor", diz Ismail.

As franquias de saúde são o terceiro setor que mais se desenvolveu nos últimos 15 anos. "Tudo indica que até 2020 é um segmento que vai continuar em plena ascensão", aponta.
 
Na avaliação dele, no Brasil os investimentos do governo para o setor ainda são tímidos, mas quando olharem para quais oportunidades de geração de trabalho pode ser oportunizado com grande estabilidade, o jogo começará a ficar interessante. " A diferença no crescimento pode se atribuir a vários indicadores, porém o que mais impactou, creio eu, foi a evolução das classes sociais B e C para o mercado, gerando uma demanda mais consciente e organizada e é isso que o franchising tem de mais forte, organização de suas redes para o franqueado investidor".
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS