Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

As redes de franquias com mais empreendedores satisfeitos

23/07/2013

PORTAL EXAME – PRISCILA ZUINI E CAMILA LAM – 22/07

Além do retorno financeiro, muitos empreendedores buscam franquias para terem um negócio próprio. O franqueado deve estar pronto para seguir padrões e prestar contas para a rede, em um relacionamento frequente que dura até o fim do contrato. Para medir a satisfação dos franqueados, a Associação Brasileira de Franchising criou um selo de excelência.“Ele representa o índice de satisfação dos franqueados frente aos franqueadores”, explica Altino Cristofoletti, presidente da Comissão de Ética da ABF.

O selo avalia o franqueador em várias áreas, desde a opinião do empreendedor sobre a abertura da operação até questões financeiras, de marketing e canais de comunicação. “Essa pesquisa é feita em três categorias, divididas em função do tamanho de rede e do tempo de existência. O franqueador não tem interferência, mas depois ele recebe um material com a sua avaliação em todas as áreas”, diz.

Até hoje, mais de 160 franquias receberam o selo, entre duas mil unidades. Para participar, as redes franqueadoras pagam uma taxa pela avaliação. “Ano a ano, a rede que tem interesse de se expor se inscreve e é feita a chancela ou não”, indica. Levantamento
Para chegar à lista de 27 franquias com o melhor nível de satisfação entre os franqueados, EXAME.com fez dois recortes na relação de marcas chanceladas: empresas que já receberam o selo mais de dez vezes e que tenham recebido nos últimos cinco anos consecutivos.

“Assim, você tem um uma série histórica de cinco anos, que, com certeza, indica uma solidez, com uma estrutura de suporte e presença que está sendo bem avaliada e pega também uma fase do franchising em amadurecimento”, afirma Cristofoletti.

Segundo ele, essas redes seriam as franquias com mais franqueados felizes. “Isso não quer dizer que não existem franqueados insatisfeitos, mas são casos pontuais, de momento”, opina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS