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Aposta de sucesso

26/03/2014

Diário da Região (São José do Rio Preto) – 18/03 – Beto Carlomagno
 
Rio Preto continua seu caminho de crescimento quando se trata de franquias abertas. Apenas em 2013, o setor faturou aproximadamente R$ 1,65 bilhão, uma alta de 10% em relação ao total arrecadado em 2012, que foi de R$ 1,5 bilhão, de acordo com dados do diretor da Cia de Franchising Marcos Nascimento.

Além disso, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foram abertas 32 novas unidades em Rio Preto durante o ano passado, levando a 365, alta de 9,6% em relação a 2012.

O crescimento, entretanto, foi menor do que o de outras cidades de São Paulo, o que fez com que Rio Preto caísse duas posições no ranking do Estado, da sétima para a nona posição, superada por São Bernardo do Campo e Sorocaba, que em 2012 estavam na 8a e na 9a posição, respectivamente. São Bernardo do Campo também foi a cidade com o maior salto dentro do ranking, direto para a quinta posição devido à abertura de 139 novas unidades.
 
Contando também as empresas não associadas à ABF, os números são um pouco maiores. Assim, Rio Preto fechou em alta no faturamento do setor 2013 com 83 novas unidades, num total de 468, de acordo com a Cia de Franchising. "Temos essa diferença porque estar associado à ABF não é algo obrigatório. Claro que é bom, que traz visibilidade, mas não é uma regra", afirma.
 
Segundo o diretor da Cia de Franchising, uma das principais formatadoras de franquias da cidade, Rio Preto se tornou um dos maiores pólos de redes de franquias do País devido, principalmente, a uma série de negócios bem sucedidos.
 
"Temos vários cases de sucesso no franchising, como Microlins, Estivanelli, Casa& Coisa, Solário Piscinas, entre tantos outros, e isso também ajudou a desenvolver o franchising."
 
Outros fatores que influenciaram são a receptividade e hospitalidade da cidade, além de seus pólos comerciais, industriais, de agronegócios, serviços, entretenimento e tecnologia, que geram renda, empregos e investimentos durante o ano todo.

Segmentos
 
Entre os segmentos de negócios, alimentação continua no topo do ranking em Rio Preto. São 97 unidades voltadas para a área, com 26,6% do mercado. Logo em seguida aparece o segmento de acessórios pessoais e calçados, com 48 unidades na cidade e 13,2% de participação.

Franquia é meio para começar a empreender
 
O franchising foi o meio escolhido por Marcos José da Silva Bastos, 27 anos, para investir em seu próprio negócio. Bastos é formado em informática para gestão de negócios, pós-graduado em gestão de T.I. e atuava como analista de suporte. No entanto, sempre teve o interesse em empreender e, após alguns meses realizando pesquisas de mercado juntamente com sua sócia, Tânia Maria Pillotto Duarte, a decisão foi tomada.

"Decidimos investir em uma franquia por já possuir uma marca e um modelo de negócios consolidados, o que permitiu uma análise mais detalhada com indicadores e resultados apresentados por unidades franqueadas em outras regiões do País", conta.

Foi então que resolveram trazer para Rio Preto o Açaí no Ponto, um quiosque de açaí frozen nascido em Manaus, na Amazônia, hoje presente em 14 estados e com 48 unidades em operação.

Perspectiva para o ano é ainda melhor
 
Os resultados para 2014 devem ser ainda melhores, acredita Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, mesmo com a realização da Copa do Mundo, que deve diminuir por um tempo a quantidade de negócios fechados.

Muller e o sócio Daniel Guimarães comemoram resultados "Fizemos uma pesquisa de mercado e identificamos que o modelo de negócios proposto atendia com excelência a expectativa dos consumidores rio-pretenses no que se refere a alimentação saudável combinada com fast food", diz.

Há quatro meses no mercado, ele não poderia estar mais satisfeito. "O balanço foi positivo. O produto foi muito bem aceito e a tendência é de lançarmos novidades em breve, visando atender às sugestões e expectativas dos clientes".

Caminho inverso
 
A dentista Fernanda Botazzo resolveu fazer o caminho inverso. Satisfeita com seu negócio, a clínica Centro da Boca, e com os resultados obtidos desde sua inauguração em 2010, ela resolveu transformar o projeto em uma franquia para que a idéia pudesse ser aproveitada por outros.

"Com este formato, em que é possível realizar tudo que o paciente precisa na mesma clínica, otimizamos o processo e ainda conseguimos garantir bons ganhos para nossos dentistas. O modelo de trabalho é feito para dar maior rendimento e garantir o melhor desempenho dos profissionais."

Para quem já está no negócio, o ano foi de comemorações. A Loja das Torcidas se tornou franquia em junho do ano passado e os resultados superaram o esperado. "Conseguimos, de junho a dezembro, 22 franqueados", conta Samadhi Muller, franqueador da marca. 

Candidato deve ter 'olhar empresarial'
 
As franquias se tornaram uma das principais formas de investimento para aqueles que querem empreender, mas não possuem uma idéia própria ou não querem arriscar no desconhecido. Ainda assim, segundo o consultor Maurício Galhardo, sócio-diretor administrativo-financeiro da Praxis Business, alguns cuidados básicos precisam ser tomados antes de qualquer decisão definitiva. 

Seus candidatos uma lista com franqueados e ex-franqueados dos últimos dois anos para consulta. "É claro que isso não impede que o candidato faça tudo isso antes de chegar a este estágio. Ele pode visitar outros franqueados, questionar."
 

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