Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Após 2012 positivo, Rio vê mercado desacelerar em 2013

26/03/2014

Jornal do Commercio (RJ) – 25/03 – Vinicius Medeiros 
 
Depois de crescer, em 2012,17,1% frente ao ano anterior, o franchising fluminense, a despeito da realização de grandes eventos no estado, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, viu sua participação no faturamento global do setor recuar 0,9 ponto percentual no ano passado, caindo de 14% para 13,1%. No período, as redes que atuam no Rio de Janeiro movimentaram R$ 15,188 bilhões, alta de 7,76% frente aos R$ 14,093 bilhões de 2012, percentual de crescimento inferior à média nacional, que apresentou elevação de 11,9%. Esses e outros números serão divulgados hoje pela Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro (ABF-Rio).

Apesar do resultado inferior a 2012, o presidente da entidade, Beto Filho, ressalta que as bases de comparação são elevadas e que, mesmo diante desses números, as franqueadoras que atuam no estado continuam bastante otimistas com 2014. "Se compararmos com o varejo, que cresceu 4,3% no ano passado, o desempenho não é nem um pouco ruim. Além disso, os planos de expansão das redes para o Rio continuam ousados. Por fim, há vários shoppings sendo inaugurados no estado e até mesmo na capital. O cenário é promissor", assegura o dirigente. "Outro termômetro é a Rio Franchising Business, feira que organizamos anualmente. O evento será em setembro e, em março, já temos 85% do espaço para exposição vendido", completa.

Outro dado que corrobora as palavras de Beto Filho se refere à distribuição das franquias por unidade da federação. Ao fechar o ano passado com 13.157 lojas em operação, o Rio viu sua participação subir 0,4 ponto percentual, pulando de 11,1% para 11,5% em um ano. "Berço do franchising nacional, o Rio continua sendo o segundo mercado no País, atrás de São Paulo. Ainda assim, se compararmos o número de municípios e o faturamento dos dois estados, veremos que, mais do que atrativo, o Rio se mantém com boa presença mercadológica", avalia o presidente da ABF-Rio.
 
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS