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ABC supera média nacional de franquias

26/03/2015

Repórter Diário – 23/03

O ano de 2015 poderá ser próspero para investidores em franquias no ABC, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Pesquisas recentes do órgão apontam que a região teve um aumento significativo no número de unidades franqueadas, 13,8%, superior ao aumento nacional, de 9,8%. Para Altino Cristofoletti Junior, vice-presidente da ABF, o setor espera ter um crescimento de 7% este ano, e o ABC está em condições de manter o ritmo e acompanhar esses números.

“A região é muito desenvolvida, comparada a outras do Brasil, e isso se reflete no varejo e no franchising. Em 2014 foram registradas 1.505 unidades franqueadas no ABC, com destaque para São Bernardo (34% das unidades), Santo André (33,4%) e São Caetano (14,8%)”, diz Cristofoletti. A região, além de se destacar por seu número de franqueados, possui também dez franqueadores associados à ABF. “Isso gera movimentação para os municípios, pois as capacitações dos franqueados e de suas equipes normalmente são feitas nas sedes dos franqueadores”, complementa o representante da associação.

Não é por acaso que a Home Depil, empresa especializada em fotodepilação e estética, está em busca de franqueados em Santo André para expandir seus negócios. De acordo com Caroline Baltazar, gerente da instituição, o município e todo o ABC são relevantes para o mercado pois estão “em vasto crescimento”. “O poder aquisitivo da população é um grande atrativo e os cuidados estéticos, hoje, despertam o interesse de pessoas de todas as idades, classes sociais e gêneros”, comenta a gerente.

Já a empresa Bolos da Cecília, uma das referências em bolos caseiros, viu a qualidade de vida e a renda per capita dos moradores de São Caetano como um indicador de que uma franquia na cidade seria bem aceita. Foi assim que abriram suas portas na região central do município e já pensam em uma nova filial, agora em São Bernardo. “As cidades passam por crescimento, mas as pessoas não querem abrir mão da qualidade dos produtos e da praticidade. Temos receitas que remetem às tradições de famílias e isso tem muito a ver com o ABC”, esclarece Fernando Mattos, responsável pelos negócios do empreendimento.

O gerente afirma que a receptividade dos consumidores tem estimulado a expansão da rede. “Antes de chegarmos à São Caetano, já recebíamos pedidos para criação de uma franquia na região. Agora, o nosso SAC recebe muitos pedidos para outras cidades. Nossa filial em São Caetano está numa área comercial, onde os funcionários das empresas vêm comprar nossos bolos para compartilhar com os colegas. Essa é justamente nossa proposta”, acrescenta Mattos.

Investimento

Segundo dados da ABF, as franquias de alimentação representam a maior fatia do setor no ABC, 31,2%. O ramo da beleza, esporte e saúde fica logo atrás, representando 14,4% das unidades franqueadas. Para ter sua própria franquia da Home Depil, o franqueado precisará investir em torno de R$ 500 mil, de acordo com Caroline Baltazar, incluindo a taxa de franquia e as reformas para adaptação do estabelecimento. Os royalties pagos para a empresa baseiam-se no salário mínimo nacional, dependendo de quantos habitantes há na cidade da franquia, havendo período de carência de três meses. “O perfil do franqueado é de alguém que se interesse por estética, que tenha ensino superior e conhecimentos em administração. O imóvel, de preferência, deverá estar na região central, com andar térreo e boa visibilidade para os passantes na rua”, esclarece a gerente. O retorno do investimento, segundo Baltazar, será obtido pelo franqueado entre o sexto e o 18º mês.

Uma franquia da Bolos da Cecília, por sua vez, exige investimento médio de R$ 200 mil, incluindo a taxa de franquia. O restante do valor custeia reformas no imóvel. São cobrados 6% dos ganhos para os royalties da marca e 2% é destinado para o fundo de marketing, que visa a divulgação da marca. A estimativa é de que o franqueado atingirá o ponto de equilíbrio e sustentará sozinho os negócios a partir do segundo ou terceiro mês. “Mas com uma boa divulgação prévia é possível que no primeiro mês o ponto de equilíbrio seja facilmente atingido”, afirma Fernando Mattos.

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