Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

5 dicas de finanças para sua franquia ter sucesso

27/10/2016

Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Adriano Lira – 11 de outubro de 2016

Faça as contas e controle seu orçamento para ser um bom franqueado

Assim como em qualquer tipo de negócio, no setor de franquias é essencial controlar o orçamento. E essa atenção deve ser redobrada no franchising, segundo Osmar Santos, professor do curso de pós-graduação em gestão financeira da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro. “Há o mito de que uma franquia não exige muitos cuidados, que o negócio anda sozinho”, afirma.

Santos foi um dos palestrantes do Fórum de Franchising, evento que ocorreu durante a Expo Franchising ABF Rio 2016. Em sua fala, o professor listou dicas de finanças para que os empreendedores do setor de franquias conquistem o sucesso com suas unidades. Confira:

  1. Conheça as taxas do franchising
    O sistema de franquias prevê cobranças que não são normalmente aplicadas em outros negócios, como taxas de franquia e de publicidade e os royalties.

A taxa de franquia, paga após a assinatura do contrato, é cobrada apenas uma vez durante o prazo do contrato, cuja vigência é de cinco anos em média, segundo Santos.

Já as outras são cobradas mensalmente. A taxa de publicidade ou os royalties podem corresponder a um percentual do faturamento bruto da unidade ou uma taxa fixa, dependendo do negócio. Há ainda casos em que as franquias não cobram nenhuma dessas taxas.

De acordo com Santos, o empreendedor deve saber que arcará com esses pagamentos ao fechar negócio e deve incluí-los no seu orçamento.

  1. Atenção ao capital de giro
    O capital de giro é o dinheiro necessário para sustentar uma empresa nos primeiros meses de funcionamento quando, na teoria, o faturamento não é suficiente para pagar as contas do negócio.

Santos afirma que, com o objetivo de vender mais unidades, algumas redes de franquias não perguntam aos empreendedores se eles têm esse capital. “No entanto, ao fazerem isso, as franqueadoras estão contribuindo para o fracasso de seus parceiros.”

De acordo com o especialista, as redes devem ajudar seus franqueados a calcular o tamanho ideal do capital de giro da operação. “Sem isso, o negócio já nasce doente. Peça ajuda à franqueadora e desconfie se a rede falar que esse tipo de coisa não é importante”, diz Santos.

  1. Planeje
    Para Santos, toda empresa, dentro do franchising ou não, têm dois grandes objetivos financeiros: o ponto de equilíbrio, em que as despesas da empresa são iguais às receitas; e o payback, quando o empreendedor começa a recuperar o que investiu na empresa.

É essencial que o empreendedor tenha, na ponta do lápis, um planejamento que mostre quando esses momentos ocorrerão. “Isso deve acontecer, de preferência, com a ajuda do franqueador”, afirma o especialista.

  1. Conheça o valor econômico adicionado
    É de praxe que os empreendedores saibam qual é a sua margem de lucro. Mas, além disso, é importante ter outros dados.

Santos afirma que o dono de um negócio deve conhecer o conceito de valor econômico adicionado (EVA, na sigla em inglês). “É uma grandeza muito usada pelos americanos e que deveria ser mais usada aqui”, diz Santos.

No EVA, o empreendedor deve primeiro calcular quanto ganharia ao colocar dinheiro em um fundo de investimento. De acordo com o conceito, lucro é a quantidade de dinheiro adicional ao que ele obteria com os fundos. “Para quem usa o EVA, o lucro do investimento é garantido. Então não conta. Se o EVA de uma franquia for muito baixo, talvez não valha a pena apostar nela”, afirma.

  1. Conseguir crédito é mais fácil em uma franquia
    Este item mostra um diferencial do mercado de franquias frente a outros negócios. Segundo Santos, as redes têm mais condições de avalizar empréstimos a seus franqueados. “Ao fazer parte de uma franquia, é maior a chance de obter crédito do que se o empreendedor estivesse sozinho.”

Dentre as opções disponíveis para os franqueados, ele destaca o BB Franquia, o Proger Investgiro e o BNDES Automático. “Dá para escolher opções de financiamento com juros mais suaves, sem que o empreendedor precise gastar seu cheque especial e ter problemas para pagar a conta depois”, diz Santos.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS