Com ou sem crise, os brasileiros mantêm o costume de se alimentar fora de suas residências.
A vida corrida nas grandes cidades torna o tempo escasso para a produção de refeições de qualidade.
E é aí que os fast foods entram em cena.
Oferecendo agilidade na hora do atendimento, aliada a uma refeição que sustentará o cliente, as franquias de sanduíches fazem parte desse importante segmento do mercado.
E se ele é bom para os consumidores que não possuem tempo vago, pode ser melhor ainda para empreendedores que desejam investir no próprio negócio.
Isso por que, segundo Instituto Foodservice Brasil (IFB), as redes de fast food chegam a atender cerca de 80 milhões de pessoas todos os meses no País.
Só em 2016, ano em que a recessão econômica ainda causava fortes reflexos no bolso do consumidor, o setor movimentou mais de R$ 178 bilhões.
Um outro estudo, dessa vez elaborado pelo EAE Business School, que analisa os hábitos de consumo nesse setor em diversos países, mostrou que o brasileiro gasta, em média, R$ 265 por ano com refeições em fast foods.
Até 2019, a entidade prevê que esse número cresça 31%, aumentando, assim, a demanda por sanduíches e outros alimentos de consumo ágil.
Entre as franquias, o segmento de Alimentação, do qual as franquias de sanduíches estão inseridas, avançou 6% em faturamento no ano passado, na comparação com 2016.
No total, as redes que comercializam alimentos somaram R$ 42,8 bilhões em receitas. Já em número de unidades em operação, houve alta de 3,1% no mesmo período.
Diante deste cenário, é possível concluir que o desempenho da área de alimentação se mostra bastante atrativo no mercado.
Ainda mais se pensarmos que a alimentação é uma necessidade básica do ser humano e, mesmo diante do cenário econômico do Brasil, as pessoas não deixam de fazer suas refeições fora de casa, principalmente por conta dos estudos e trabalho.
Perfil
No franchising, as redes de franquias costumam perguntar ao futuro franqueado sobre os trabalhos que ele exerceu na fase anterior à aquisição da unidade.
Em vários casos, o investidor não gostava do trabalho e o achava tedioso, ou seja, a pessoa não tinha identificação com o segmento que pretendia atuar.
No entanto, para tocar uma franquia, é extremamente importante ter essa aptidão.
O motivo é simples, como explica o especialista em franchising e diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida.
“Você terá de se dedicar ao negócio por muitos anos.
Provavelmente, ele será sua maior fonte de renda.
Ou seja, é incompatível ter sucesso em um negócio sem ter identificação com ele.
Ou você gosta ou não gosta.
E se você gosta do que faz, as chances de alcançar os objetivos aumenta muito”.
Ainda segundo o consultor, que também é CEO da rede Saladenha, o franqueado deve ter um perfil organizacional e de gestão pessoas, pois liderará uma equipe que atenderá o público diretamente.
Uma das maiores atenções também deve ser dispensada com o estoque dos alimentos.
“Como todo alimento fresco, o risco de contaminação é alto.
Portanto, para manusear os produtos é relevante que o ambiente esteja sempre higienizado e as mãos limpas.
Se você não tem por hábito lavar as mãos, talvez devesse pensar em outro negócio”.
Se animou com s assunto e se interessou pelas franquias de sanduíche?
Fique atento as oportunidades que o mercado oferece.
Este segmento tem uma grande variedade de redes, mas é essencial que você se identifique com o negócio proposto e a marca.
Abaixo, selecionamos 22 franquias de sanduíches associadas à ABF para você conhecer.
Confira:
Franquias de sanduíches – Big X Picanha
Inaugurado em 2000 e com mais de 15 anos de mercado, a franquia Big X Picanha entrou no mercado para revolucionar a forma de fazer sanduíches. A ideia de desenvolver lanches a partir de carne filetada, deu certo e hoje o cardápio do restaurante conta com cerca de 25 opções de lanches, que vão desde o carro chefe da rede, o Big X Picanha, aos tradicionais.
Franquia de sanduíche – Billy The Grill
O BILLY THE GRILL foi lançado em 2010, resultado da incansável vontade e persistência dos seus fundadores em lançar e administrar uma atividade comercial na área da alimentação que refletisse sua visão e valores de trabalho: serviço de alimentação com oferta de refeições rápidas, fartas e saborosas – comida brasileira, com sabor caseiro – e bom atendimento.
Franquias de sanduíches – Bob´s
O esforço do Bob`s nos últimos anos tem sido premiado, conquistando pelo 13º ano consecutivo o Selo de Qualidade ABF – Associação Brasileira de FRANCHISING. Conquistam o referido Selo as empresas franqueadoras que são aprovadas por seus franqueados nos mais diversos fatores, averiguados por um instituto de pesquisa independente contratado pela ABF. Esta é a maior prova do sucesso da parceria do Bob`s e seus franqueados.
Franquias de sanduíches – Burger+
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BURGER +
Franquia de sanduíche – Fry’s
Franquias de sandubas – Lanchão & Cia
Atualmente com diversos modelos de negócios, a franquia Lanchão & Cia mantém sua ousadia inicial e seu espírito empreendedor, trazendo para o público constantes inovações, cardápios diversificados e, principalmente, muito sabor.
Franquia Subway
Franquia Boali
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOALI
Franquia Dog King
A Dog King é uma franquia especializada em Hot Dog. Nossos diferenciais são produção de lanches rápidos (fast food) atrelados a um cardápio acessível a todas as classes sociais.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DOG KING
Franquia Giraffas
Parceria e segurança. Essas são as palavras que definem o investimento em uma franquia Giraffas. Da escolha do ponto comercial até o gerenciamento da unidade, a marca oferece apoio total ao seu restaurante, transferindo todo o know-how de quem tem mais de 35 anos de mercado e fatura quase R$1 bilhão ao ano.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GIRAFFAS
Franquia Tico’s Burger
Tico´s Burger é uma Hamburgueria que produz seus hambúrgueres de forma artesanal, sem adição de conservantes, com temperos frescos e todos os produtos de ótima procedência. Em seu salão os clientes entram em um ambiente aconchegante e climatizado, são servidos a La carte com auxílio de garçons.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TICO’S BURGER
Franquia Au Au Lanches
Uma das marcas mais tradicionais de Curitiba, o Au-Au Lanches é sinônimo de sucesso em nossa capital. Oferecendo o melhor cachorro-quente da cidade desde 1974, também apresenta um mix completo de saladas, sanduíches, pratos quentes e sobremesas especiais.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AU AU LANCHES
Franquia Big Jack Hamburgueria
Um ambiente que recria o clima dos anos 50 e traz todo o sabor do autêntico hamburger, preparado com ingredientes frescos e carne processada no dia. Cardápio diversificado com todos os clássicos que uma hamburgeria tradicional exige. Tudo para você apreciar sem pressa. Não é à toa que tem big no nome.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIG JACK HAMBURGUERIA
Franquia Hareburger
O Hareburger comercializa alimentos saudáveis de consumo rápido, fast-casual, incluindo hambúrgueres, saladas, sucos, acompanhamentos, sobremesas e outras guloseimas vegetarianas. 100% vegetariano!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HAREBURGER
Franquia Cine Burger
O Cine Burger atua no setor de alimentação, tendo a comercialização de hambúrgueres inspirados em grandes sucessos do cinema por meio de atendimento físico e tele-entrega como o seu core business.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CINE BURGER
Franquia Youburger
A Youburger é uma empresa de fast-food na qual o cliente monta seu próprio sanduíche em uma tela touch-scren, escolhendo os ingredientes, acompanhamentos, bebidas e sobremesas.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YOUBURGER
Franquia Oh My Dog
A proposta do Oh My Dog! é nova no Brasil mas muito difundida em outros países, casas especializadas em hot dogs fazem muito sucesso em grandes megalópoles como NY. Não se trata apenas de uma loja de cachorros quentes, o Oh My Dog! é uma receita de empresa que gera lucros! A partir do básico foi desenvolvido um novo conceito de dog, o Amazing Hot Dogs.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA OH MY DOG
Franquias de sanduíches — Lual Lanches
A rede Lual Lanches é uma empresa do ramo de alimentação com foco em pratos fast food, como lanches e salgados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LUAL LANCHES
Franquias de sanduíches — Laça Burger
Com espírito empreendedor e grande conhecimento culinário gaúcho, o Sr. Anselmo Brol, idealizador do Laça Burguer, resolveu trazer para o nordeste do país todo o seu conhecimento sobre carne e montar uma marca que virasse referência no preparo de sanduíches especiais.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LAÇA BURGER
Franquias de sanduíches — KFC
10 anos depois do primeiro restaurante, o KFC já tinha 600 lojas. E 60 anos depois, já são mais de 5 mil lojas, em 120 países, com 14 milhões de clientes por dia. O que era uma receita secreta de um pequeno sonhador do Kentucky se tornou um dos maiores segredos do universo das marcas. E desse segredo, surgiu o frango mais gostoso do mundo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA KFC
Franquias de sanduíches — McDonald’s
Líder absoluto no segmento de restaurantes fast food, com produtos de qualidade reconhecida, o Mcdonald’s é hoje uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores franquias para administrar.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MC DONALD’S
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:
Você quer adquirir uma franquia e tem dúvidas? Aqui temos um guia completo sobre o sistema de franchising para que você esclareça todas elas. Como adquirir uma Franquia
Conheça os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura. Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias
Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia, o que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia