Redes franqueadoras devem ser avaliadas antes da compra

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Como se deve avaliar as redes franqueadoras para escolher a ideal

26/04/2013

Escolher uma franquia, entre tantas opções de redes franqueadoras, é um passo importante e uma grande mudança de vida. Não é uma compra de impulso, de paixão pelo produto ou pela marca. Isso requer análise antes e um envolvimento profundo depois – com o negócio que vai montar e gerenciar, com a equipe da empresa franqueadora, num processo baseado em confiança e transparência.

Participar de uma rede significa trabalhar dentro de padrões estabelecidos e normas rígidas, e também fazer parte de um grupo formado por pessoas de experiências e expectativas distintas, mas que buscam o mesmo objetivo: sucesso.
Seguir o roteiro abaixo é fundamental para escolher uma franquia:

Auto-análise: comece com uma auto-análise e verifique:

– Em que momento de vida você está, por que quer investir, que expectativas tem: dinheiro, status, trabalho, dedicação, reconhecimento.

– Com o que você se identifica em termos de opções, que tipo de negócio o satisfaria?,

– Pense também o que você não suporta fazer ou lidar. Assim já elimina as franquias que requeiram tais habilidades.

Conhecimento do Franchising: caso não conheça o conceito, estude, compre livros, participe de cursos, leia a Lei do franchising.

Experiências Práticas: observe oportunidades de negócios, converse com as pessoas envolvidas nesses negócios e conheça a realidade das operações e o grau de satisfação delas. Cada rede tem características próprias, envolvendo variáveis em relação a:

– Conceitos;

– Tempo e horários de trabalho;

– Tipo de cliente;

– Forma de auditoria e supervisão;

– Capital necessário;

– Tempo de treinamento;

– Área de atuação;

– Nível de dedicação.

Referências: estude guias de Franchising, veículos especializados (revistas, jornais e programas de televisão), sites na Internet e feiras de Negócios. Mas atenção para não escolher o negócio com olhos de consumidor, mas sim de investidor.

Contato: entre em contato com as empresas franqueadoras que você se interessou pelo site, por e-mail ou telefone e preencha a Ficha Pré-Qualificação. Observe os seguintes pontos:

–  Agilidade e profissionalismo do atendimento;

–  Nível de informações e se condizem com o mercado de atuação;

–  Valores coerentes com dados divulgados em diferentes veículos.

Compare tudo. Não se deixe levar pelo entusiasmo, faça uma análise crítica.

Contato Pessoal: convite para entrevista ou apresentação em grupo na empresa franqueadora. Lembre-se: franqueador e franqueados entrevistam e devem escolher. Cada parte analisa um lado:

– Franqueador: análise cadastral, capital disponível, perfil do candidato.

– Franqueado: conceito de negócio, tipos de suporte, resultados esperados.

Durante as entrevistas procure conhecer:

– A estrutura da empresa;

– Manuais e treinamento;

– Supervisão da rede.

Satisfação da Rede: converse com franqueados para saber o grau de satisfação deles.

Informações da Rede: o franqueador deve entregar os documentos jurídicos pertinentes, como a COF (Circular de Oferta de Franquias) com a minuta do contrato de franquia.

Segunda Opinião: se você não se sentir seguro, avalie com especialistas o negócio, sobretudo os dados financeiros.

Com todas as informações em mãos e bem negociadas, se estiver realmente seguro, assine o contrato e tenha sucesso!

 

Por Ana Vecchi

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