Como é uma franquia no segmento de Educação e Treinamento

09/05/2013

Como é uma franquia no segmento de Educação e Treinamento. Saiba mais no Portal do Franchising

Por Teresa Catta-Preta

O setor de Educação e Treinamento, dentro do sistema de franquia, é muito rico e desafiante. Contudo, para atuar com sucesso o franqueado precisa ter muita habilidade, flexibilidade e conhecimento desta área.

As escolas de informática e de idiomas, que são as tônicas deste segmento, não podem mais ser gerenciadas como escolas, e sim como negócios. Esta nova postura tem feito com que empresários de cursos em geral passem a não só se preocupar com o aspecto pedagógico da escola, mas também com a profissionalização deste negócio. Essas duas áreas de ensino são muito específicas e requerem muita competência, disposição, iniciativa, perseverança e paixão, devido ao alto nível de concorrência.

Hoje as redes que se destacam investem muito em tecnologia e no atendimento individualizado, procurando a todo o momento oferecer agilidade e qualidade em seus serviços, além de um bom preço.

O ideal neste mercado é encontrar nichos diferentes dentro do segmento e se especializar neles, sendo este último um importante fator de sucesso para qualquer curso ou escola.

Devido à concorrência acirrada, o treinamento de toda a equipe responsável pela operação da franquia é fundamental e deve ser bem amplo. Um treinamento completo deve passar por quatro estágios:

Inicial: quando o interessado terá o primeiro contato sobre a Missão, a Visão, a Proposta, as Estratégias, enfim, conhecer o perfil da empresa da qual passará a ser parceira a partir deste momento;

Específico: quando o interessado conhecerá especificamente onde e como vai atuar e, se possível, faz um estágio para poder se interar melhor de sua função;

Online: meio pelo qual o interessado poderá complementar seu treinamento através de artigos, cursos disponíveis no site da empresa, etc.;

Continuado: quando o interessado poderá ter acesso a novas ferramentas e atualizações em sua área, através de cursos, palestras e workshops.

Todo o segmento de ensino é muito gratificante, pois é possível, através da atuação das pessoas, vê-las crescer e se destacar. Por isso, o treinamento é fundamental para que bons resultados aconteçam.

Hoje existem várias empresas especializadas no segmento de treinamento atuando num mercado interessante e promissor. Geralmente, os cursos de línguas ou de informática contratam este tipo de empresa para oferecer suporte à sua equipe. Empresas focadas neste segmento se qualificam cada vez mais e investem oferecendo programas super adequados  e ricos, nos quais são usados vários recursos como leituras, debates, projeções e vídeos, visando a melhoria do desempenho de cada um, e também, o que é mais importante, criando na empresa a cultura de aperfeiçoamento contínuo.

No ensino em geral é vital que o estabelecimento ou a rede esteja sempre antenada e monitorando seus resultados. Ademais, esta deve ter uma visão de futuro, propiciando novas conquistas e novos mercados. Afinal, atualmente o cliente exige comprometimento e criatividade por parte de todos que o atende, além de esperar encontrar na empresa tudo a que se propôs e ser tratado de forma bem profissional.

teresa@learningfun.com.br

 

 

Oportunidade de negócios!

Clique aqui e conheça excelentes Franquias de Educação e Treinamento.