Como é um processo de seleção para comprar uma franquia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Como é um processo de seleção para comprar uma franquia

26/04/2013

Por Marco Millitelli

Uma das coisas que as redes franqueadoras devem conhecer bem é o perfil ideal de franqueado para sua rede. Cada negócio tem características diferentes. Logo, esse perfil ideal de franqueado também varia conforme o ramo de atuação da empresa. O processo de seleção baseado em perfis é bom para o franqueador, que mira no alvo certo, e é bom para o candidato a franqueado, que conhecer melhor a franquia antes de fechar negócio.

Redes franqueadoras mais estruturadas têm um processo seletivo mais rigoroso. Elas aprenderam que franqueados com perfil adequado têm possibilidades maiores de serem mais bem sucedidos que os outros.

Um erro comum é confundir gosto do candidato com aptidão para o negócio – uma pessoa pode adorar chocolates, mas isso não significa que ela tenha talento para gerenciar uma franquia de lojas de chocolate. Por isso, é fundamental que o franqueado pesquise profundamente os detalhes operacionais da franquia que deseja comprar, procurando deixar de lado todos os aspectos emocionais que tenha com o produto ou serviço da franquia.

É importante que, depois de selecionar uma franquia, e fazer uma pesquisa preliminar, o candidato converse abertamente com o franqueador. Nessa fase, não há compromisso entre as partes e, assim, há maior facilidade de obter informações complementares importantes para a tomada de decisão de compra.

Nas entrevistas, o franqueador deve fazer uma série de observações e testes para se certificar de que os escolhidos realmente têm maior chance de ter sucesso.

Independentemente de qual seja a rede e marca, há três fatores que se destacam:

– Capacidade de gerir uma franquia – seguindo os conceitos e padrões da franquia em questão;

– Capacidade financeira de investimento do candidato, que deve ser compatível às necessidades da franquia;

– Grau de motivação que o candidato demonstra em se tornar parte integrante da sua rede.

Como cada sistema de franquia tem um procedimento específico de seleção de franqueados, é importante que, no primeiro contato com o franqueador, o candidato pergunte quais são os passos do processo de seleção.

Também é importante fazer uma auto-análise antes de qualquer passo para assegurar de que a decisão de ser franqueado é a mais adequada para o seu caso. Se preferir, procure terceiros para auxiliá-lo em sua escolha. Opiniões de fora sempre são construtivas em processos decisórios.

[email protected]

Quer aprofundar-se neste assunto?
Participe do curso “Entendendo Franchising”, para informações clique aqui!