FECHAR

Atuação e Objetivos

Atuação e Objetivos

A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em julho de 1987.

Hoje, a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado. Possui mais de 1000 associados, divididos entre franqueadores, franqueados e colaboradores que, nos últimos anos, vêm organizando e participando de diversas ações para o desenvolvimento do sistema no Brasil.
Representada também por uma Seccional no Rio de Janeiro, a ABF conta com o apoio de regionais no Rio Grande do Sul, Interior de São Paulo e Minas Gerais. Ao longo destes anos vem aumentando a sua amplitude de atuação em âmbito nacional e internacional.

Nesses anos a entidade dedicou-se à realização de inúmeras atividades, sempre visando beneficiar associados, promovendo conferências, simpósios, seminários, palestras, cursos, além de encontros de formação técnica sobre o Franchising. Criou, em conjunto com a FIA/PROVAR, o primeiro curso de MBA de Franquias da América Latina e que em 2014 inicia a 7ª turma.

Em 2012, a ABF assinou diversos acordos com bancos nacionais que oferecem um relacionamento melhor com os franqueados e franqueadores. Ainda neste ano foram renovados o convênio com a Apex-Brasil, cujo projeto já está em sua 5ª fase, estimulando o crescimento da exportação do franchising brasileiro. Outro acordo renovado foi a parceria com o Sebrae que atenderá potenciais franqueados e franqueadores.

No cenário internacional, a ABF se destaca por seu perfil empreendedor.
A Associação é membro-fundador do WFC (World Franchise Council), entidade que congrega as mais importantes associações no mundo, bem como da FIAF (Federação Ibero-Americana de Franquias). Integra ainda o quadro da IFA (International Franchise Association), além de ser membro correspondente da Federação Européia de Franchising. Desde 2009, passou a ocupar uma cadeira no FIRAE - Forum for International Retail Association Executives.

MISSÃO

Sua missão é divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional deste moderno sistema de negócios.

Para isso, congrega todas as partes envolvidas no franchising - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços - em torno de um ideal comum: o Franchising forte, próspero e ético.

OBJETIVOS

  • Promover a defesa do sistema de Franchising junto às autoridades constituídas, órgãos públicos, entidades e associações de classe.
  • Incentivar o aprimoramento das técnicas de atuação de seus associados, através de permanente intercâmbio de informações, dados, idéias, experiências, bem como a elaboração e divulgação de pesquisas, cursos, palestras, seminários, eventos e feiras. Atua, também, publicando e divulgando, constantemente, assuntos atualizados da área, e prestando serviços aos associados.
  • Estabelecer padrões para a prática de Franchising no Brasil, de modo a moralizar o mercado e garantir a seriedade do sistema.
  • Manter o intercâmbio constante com entidades congêneres situadas no exterior, inclusive promovendo e participando de congressos, seminários, debates, e qualquer evento desta ordem, desde que seja de interesse dos associados.

COMISSÃO DE ÉTICA

A Associação Brasileira de Franchising oferece, dentre sua gama de atividades, o Selo de Excelência em Franchising - SEF e a análise de representações, sob a ótica da ética e dos fundamentos que regem o franchising, defendidos pela Comissão de Ética da entidade. Pautando-se pelo sigilo e obedecendo os preceitos éticos do sistema de franquias, os membros da comissão mantêm uma discrição na sua conduta, bem como em relação aos critérios que norteiam os seus trabalhos.

Clique aqui e faça o download do novo Código de Conduta e Princípios Éticos da ABF.


OPERAÇÃO NO BRASIL

Além de prestar apoio e informações sobre o sistema, a ABF oferece um amplo calendário de cursos e eventos destinados, principalmente, às pessoas que desejam ingressar no Sistema de Franchising como Franqueados, Franqueadores ou Prestadores de Serviços.

Periodicamente, a diretoria realiza reuniões abertas a todos os associados, criando uma linha direta para o debate de ideias e discussão de assuntos sobre o setor. Através de um amplo contato com a imprensa, a ABF procura transmitir informações acerca do Sistema de Franchising, seu funcionamento, vantagens, novidades e tudo o mais que possa interessar a mídia externa.

Internamente, as novidades e opiniões são divulgadas através do ABF News (periódico informativo mensal realizado pela editora Lamonica), do Portal do Franchising e recentemente com a chegada do Boletim ABF, uma forma de todos os associados receberem as principais notícias do setor de franchising de forma simples e dinâmica.

Outra importante atividade é o relacionamento com instituições públicas e privadas, visando criar parcerias e novas possibilidades para o desenvolvimento seguro e acelerado da franquia no Brasil, através de financiamentos, incentivos, legislação e programas de apoio gerencial nas mais diversas áreas.


ESTATUTO SOCIAL E CÓDIGO DE CONDUTA E PRINCÍPIOS ÉTICOS 

Clique aqui  e faça o download do arquivo com o Estatuto de Social da ABF.

Clique aqui e faça o download do Código de Conduta e Princípios Éticos da ABF.

Clique aqui e faça o download do Regimento Interno da Comissão de Ética da ABF.

Legislação Conheça a integra da Lei 8.955/94 do Franchising.


CARTILHAS

Para fazer o download do arquivo clique no título da cartilha

CARTILHA CONSELHO DA FRANQUIA
CARTILHA DE FRANQUIA TRABALHISTA
CARTILHA PROPRIEDADE INTELECTUAL
CARTILHA DA FRANQUIA
- GUIA DE ORIENTAÇÃO - MICROFRANQUIAS
COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR
COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA
CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA CANDIDADOS A FRANQUEADO
- GUIA DE ORIENTAÇÃO À INTERNACIONALIZAÇÃO DE FRANQUIAS





Publicado em 10/05/2013